Boas Vindas!! Psicanálise não é tão complicada !!

Olá! Bem vindos a meu blog. Gostaria de poder compartilhar conhecimentos e contribuir com aqueles que queiram estudar e desvendar o que é esse fascinante campo de investigação da mente humana chamado Psicanálise.

Há pelo menos 20 anos atrás caiu em minhas mãos um livro muito singelo e de introdução à Psicanálise, de autoria do saudoso Fábio Hermann * 1944 + 2006(entusiasta e ativo psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo). Dizia em sua primeira página: "Os seres humanos são absurdos". Se você ainda não percebeu isso, convido-o a observar se isso não é a mais realista visão da pessoa humana. E assim, aos poucos e expandindo essa primeira frase tão curta e tão densa, eu que já me interessava pelo tema fui cada vez mais me interessando pelo mesmo, até querer beber nas mesmas fontes de estudo e procurá-las para isso.

O caso é que nem todas pessoas querem ser psicanalistas. Muitos querem saber sobre psicanálise e não têm acesso. Muitos querem ser psicanalistas, mas nem sempre procuram meios seriamente sólidos e envolvidos nessa missão.

Assim abri esse blog que procurará dar acesso a respostas a dúvidas e também poder analisar fenômenos que acontecem no nosso meio.

Afinal se nem todos podem ter acesso à Psicanálise enquanto método terapêutico, é necessário que pessoas com essa formação possam dar acesso a descomplicar o que é esse método e o quanto ele pode ser útil.

Seguidores

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tempo de ócio Tempo de criatividade

Olá meus companheiros de blog. Essa semana foi particularmente atípica. Infelizmente sofri um acidente na academia de ginástica e vou passar os próximos 25 a 30 dias com uma linda bota de Robocop na perna esquerda. Caiu uma anilha (um peso) de 15 kg, acidentalmente no meu pé e sofri uma fratura no 1.o metatarso Esquerdo.
Claro que num primeiro momento a gente esbraveja e não quer acreditar e aceitar o fato. Mas agora estou aqui neste tempo de parada das minhas atividades corriqueiras e encontrei tempo para reflexões importantes da minha vida.
Estou questionando todas minhas atividades, lendo mais (até porque tem sobrado tempo prá isso). E particularmente estou pensando que proveito posso tirar de tudo isso que estou vivendo.
Sempre pensei o quanto a gente, enquanto paciente de análise , é amparado pelos nossos analistas. Mas nos últimos dias sinceramente meus pacientes têm sido extremamente compreensivos e continentes comigo.
No momento estou estudando Marketing ( ora pois), vendo cursos novos na Internet ( depois conto do quê), elaborando a possibilidade de eu montar dois cursos ( não pela Internet) , e elaborando um artigo para um jornal local. Será a respeito do programa BBB ( essa pérola da TV brasileira). Assim que estiver pronto eu vou postar pra todos meus amigos e parceiros deste blog. Por hoje vou ficando por aqui....Boa semana....Cecilia Massari

Nenhum comentário:

Postar um comentário