Boas Vindas!! Psicanálise não é tão complicada !!

Olá! Bem vindos a meu blog. Gostaria de poder compartilhar conhecimentos e contribuir com aqueles que queiram estudar e desvendar o que é esse fascinante campo de investigação da mente humana chamado Psicanálise.

Há pelo menos 20 anos atrás caiu em minhas mãos um livro muito singelo e de introdução à Psicanálise, de autoria do saudoso Fábio Hermann * 1944 + 2006(entusiasta e ativo psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo). Dizia em sua primeira página: "Os seres humanos são absurdos". Se você ainda não percebeu isso, convido-o a observar se isso não é a mais realista visão da pessoa humana. E assim, aos poucos e expandindo essa primeira frase tão curta e tão densa, eu que já me interessava pelo tema fui cada vez mais me interessando pelo mesmo, até querer beber nas mesmas fontes de estudo e procurá-las para isso.

O caso é que nem todas pessoas querem ser psicanalistas. Muitos querem saber sobre psicanálise e não têm acesso. Muitos querem ser psicanalistas, mas nem sempre procuram meios seriamente sólidos e envolvidos nessa missão.

Assim abri esse blog que procurará dar acesso a respostas a dúvidas e também poder analisar fenômenos que acontecem no nosso meio.

Afinal se nem todos podem ter acesso à Psicanálise enquanto método terapêutico, é necessário que pessoas com essa formação possam dar acesso a descomplicar o que é esse método e o quanto ele pode ser útil.

Seguidores

domingo, 4 de abril de 2010

Ainda há esperança

Hoje encontrei dois, aliás três comentários sobre meu artigo no Jornal Cruzeiro do Sul. Pessoas amigas me escreveram e foi gratificante perceber que pelo menos algumas pessoas puderam aproveitar e entender nossa mensagem. Também assisti ao Domingão do Faustão e tristemente constato mais uma vez que o público gosta de BBB, não está nem aí pra nada, se esquece rapidamente das posturas homofóbicas do vencedor do programa. E que tudo não passa de um simulacro. Nossa televisão vai ficando cada vez mais vazia e daqui a pouco sem redatores, sem pessoas que possam fazê-la funcionar. Porque incentivando as pessoas a não estudarem e que só tem valor quem aparece e tem visibilidade, quem mostra a bunda e faz sexo fácil na telinha é que tem valor e prestígio, nem mesmo para fazer funcionar essa máquina de doidos haverá pessoas. Como disse Marion Minerbo teremos nada mais, nada menos que Caciques e índios na sociedade do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário