Boas Vindas!! Psicanálise não é tão complicada !!

Olá! Bem vindos a meu blog. Gostaria de poder compartilhar conhecimentos e contribuir com aqueles que queiram estudar e desvendar o que é esse fascinante campo de investigação da mente humana chamado Psicanálise.

Há pelo menos 20 anos atrás caiu em minhas mãos um livro muito singelo e de introdução à Psicanálise, de autoria do saudoso Fábio Hermann * 1944 + 2006(entusiasta e ativo psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo). Dizia em sua primeira página: "Os seres humanos são absurdos". Se você ainda não percebeu isso, convido-o a observar se isso não é a mais realista visão da pessoa humana. E assim, aos poucos e expandindo essa primeira frase tão curta e tão densa, eu que já me interessava pelo tema fui cada vez mais me interessando pelo mesmo, até querer beber nas mesmas fontes de estudo e procurá-las para isso.

O caso é que nem todas pessoas querem ser psicanalistas. Muitos querem saber sobre psicanálise e não têm acesso. Muitos querem ser psicanalistas, mas nem sempre procuram meios seriamente sólidos e envolvidos nessa missão.

Assim abri esse blog que procurará dar acesso a respostas a dúvidas e também poder analisar fenômenos que acontecem no nosso meio.

Afinal se nem todos podem ter acesso à Psicanálise enquanto método terapêutico, é necessário que pessoas com essa formação possam dar acesso a descomplicar o que é esse método e o quanto ele pode ser útil.

Seguidores

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Entrevista para a TV Tem - REsponsabilidade

Olá: hoje dia 15/04/2010 estarei logo mais às 11 horas participando das gravações de um programa para a TV TEM de Sorocaba. Será sobre os workholics (viciados em trabalho) e os worklovers (pessoas que amam o que fazem, mas com algum bom senso). Estou vivendo um clima de expectativa e de grande responsabilidade. É muito importante ter um espaço de participação na mídia televisiva. Mas o compromisso em cuidar do que dizer e como se expressar é bastante grande. Li e reli artigos e textos de autores bastante relevantes. Mas até que ponto deixei de ler tópicos importantes?

Espero que a ansiedade útil esteja comigo e não me atrapalhe na busca de enviar uma mensagem boa e adequada às pessoas que me assistirem.

Acabei de ver um site interessante. Neste site tem um questionário que procura indagar das pessoas, até que ponto elas trabalham e gostam do que fazem, ou estão exagerando ao que se dedicam. É claro que questionários têm suas limitações e pontos desfavoráveis. Mas achei que dentro do devido bom senso pode ser um estímulo a pensarmos o que estamos fazendo com nossas vidas, em relação ao trabalho.

O link é: www.gohome.com.br/home-office/equilibrio-vidatrabalho/

Este site tem uma preocupação muito na linha de convidar o sujeito a pensar passo a passo, mas tem evidemente sua validade, no sentido de convidar as pessoas a pensarem que não estamos aqui a ensaio. A vida está acontecendo e tudo tem consequências. Boa leitura e bons testes a todos. Bom dia !! E que tenhamos força , gosto e sucesso nos nossos ofícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário